Ser uma organização de pequeno e médio porte tem muitas vantagens. Quanto menor for uma empresa, mais simples é coordenar e acomodar o trabalho, conhecer e dar atenção personalizada aos clientes, manter o controle de tudo o que acontece na empresa ou ajustar-se às mudanças. As pequenas empresas têm mais flexibilidade e uma capacidade mais imediata para fazer escolhas, inovar, ajustar-se às novas necessidades e mudar sua gestão, procedimentos, táticas ou mesmo as ferramentas que utilizam. Entretanto, ser uma pequena empresa também tem certas desvantagens. Os empresários têm que enfrentar certos desafios e problemas que têm o potencial de comprometer seriamente a saúde de sua empresa.
Desvantagens de ser uma pequena empresa
A principal desvantagem para a maioria das pequenas empresas reside na obtenção de financiamento, seja para cumprir com os pagamentos e obrigações fiscais dentro do prazo ou para implementar táticas de inovação, crescimento ou internacionalização. Entretanto, a falta de financiamento não é a exclusiva nem a maior das desvantagens enfrentadas pelas pequenas e médias organizações. A maioria dos esforços que as pequenas empresas têm que enfrentar é causada pela falta de conhecimento e treinamento em determinadas áreas. Não é necessário ter um diploma ou treinamento para administrar uma pequena empresa, no entanto, é correto conhecer e saber como usar várias táticas, procedimentos e ferramentas para administrar um negócio de forma eficaz. Mesmo assim, com o treinamento correto e o financiamento básico, as pequenas empresas enfrentam uma série de desafios e problemas:
1.Encontrar especialistas qualificados. Este talvez seja o principal desafio para muitos empresários. Apesar da alta taxa de desemprego, é difícil encontrar especialistas qualificados e talentosos dispostos a trabalhar em uma pequena organização. A maioria dos especialistas com conhecimentos técnicos, e que se mostram realmente bons em lidar com suas funcionalidades, acabam partindo para uma empresa gigante ou entrando nos negócios por conta própria.
2.Má capacidade de barganha com fornecedores e consumidores. O faturamento e o volume de vendas das pequenas empresas geralmente não é tão alto quanto o das grandes empresas, portanto, sua margem de negociação é limitada. A maioria das pequenas empresas acaba assumindo as condições que os fornecedores impõem para receber a mercadoria e o que os consumidores exigem.
3.Custos menos competitivos. Como resultado da inconveniência do financiamento e da margem limitada para negociação com fornecedores e distribuidores, as empresas que estão começando são forçadas a cobrar custos menos competitivos por seus produtos do que os das empresas gigantes, a fim de obter lucro.
4.Problemas tecnológicos. Apesar dos avanços neste ambiente, muitas ainda enfrentam sérios problemas na implementação de novas tecnologias em sua organização. A falta de orçamento para investir nesses materiais, a falta de conhecimento e a falta de pessoal com treinamento específico, são algumas das razões pelas quais essas empresas sofrem um déficit tecnológico.
5.Expandindo seu comércio. O crescimento e a internacionalização dessas empresas prematuras são dois dos maiores desafios para qualquer pequena empresa. Uma das condições para crescer e internacionalizar a organização é atingir novos consumidores, uma tarefa complicada uma vez que o capital primário não está disponível e as táticas e recursos mais apropriados não são conhecidos.